A pergunta mais comum para quem é novo no universo dos cafés, é sem dúvidas a diferença entre suas categorias. Por isso, nesse artigo você vai saber quais são os pontos principais de cada tipo de café e suas divergências. Vamos lá?

Café tradicional vs Café Gourmet

De acordo com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café – os parâmetros de qualidade dos cafés podem ser identificados na tabela PQC – Programa de Qualidade do Café. Dentre os selos de qualidade e certificação ABIC, temos principalmente o do Café Tradicional e do Café Gourmet.

Primeiramente, a diferença entre o café gourmet e o café tradicional começa na colheita dos frutos: no café gourmet temos uma seleção muito apurada na colheita. Os frutos com grãos que possuem imperfeições são descartados, dessa forma, um café gourmet não possui grãos com defeitos pretos, verdes e ou ardidos (PVA) e fermentados.

Nesse sentido, a diferença também se dá pelo processo de embalagem, sendo ela a vácuo ou valvulada. Esse tipo de café permite ao consumidor experimentar, com mais intensidade, uma extensa variação de aromas e sabores. O ponto da torra do café, mais preciso, também é uma característica do café gourmet.

Já no café tradicional este padrão de qualidade não é rígido. Dessa forma, a colheita extensiva remove todos os frutos do pé, não só aqueles que estão maduros, mas o verdes e os “passados” também. Essas “inconformidades” inserem sabores indesejados a bebida, afetando a sua qualidade e seu sabor. O cultivo é outro diferencial, tendo em vista que o café gourmet leva em conta aspectos que se relacionam com a origem, desde o plantio até a extração, como o tipo de solo, umidade, altitude, temperatura e o clima

Café Especial

De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, um Café Especial precisa atingir, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:

Um Café Especial deve se destacar, acima de tudo, nesses atributos. E trazer sabores e aromas frutados, herbais ou doces, indo além de uma simples bebida com cafeína. Ele possui características sensoriais e te leva a uma experiência única e diferente.

Por fim, agora que você já conhece a diferença entre os grãos, não pode deixar de experimentar o Café Especial da Yellow Bird e Família Cardoso, que estão na categoria especial, acima de 80 pontos e que vão fazer você se apaixonar ainda mais por essa bebida tão amada por todo o mundo.

Aguarde por mais novidades!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *