Você também faz parte daquele grupo que só encara o day depois de uma certa quantidade de café? Primeiro produtor e exportador de café, o Brasil é também o segundo consumidor da bebida no mundo. Mas além de saboroso, o grão tem funções importantes para o corpo e para o cérebro.

Um novo estudo publicado na revista Cerebral Cortex, conduzido por cientistas da Universidade de Basel, na Suíça, traz conclusões surpreendentes sobre o consumo diário de cafeína. Os pesquisadores dizem que beber o equivalente a uma xícara de café por dia pode alterar o volume de massa cinzenta no cérebro de uma pessoa por um período de tempo. Por outro lado, também sugerem que o consumo da mesma quantidade de bebida parece não afetar a qualidade do sono, contrariando uma ideia geralmente aceita.

Cientistas observaram os hábitos de quase 20.000 pessoas ao longo de uma década e concluíram que indivíduos que consumiam pelo menos quatro xícaras de café por dia tinham um risco 64% menor de todos os tipos de mortalidade, em comparação com os participantes que nunca ou quase nunca tomaram a bebida. . “Nossos resultados sugerem que beber café todos os dias pode fazer parte de uma dieta saudável”, disse Adela Navarro, principal autora do estudo. Diversos estudos apontam a ação das substâncias presentes no grão sobre o metabolismo e o sistema nervoso, desde a melhora do humor até o aumento do desempenho esportivo. Os benefícios variam muito de pessoa para pessoa.

café

Alguns dos benefícios de beber café regularmente

Mais do que uma bebida saborosa com aroma e textura muito particulares, o café proporciona benefícios para a nossa saúde, que vão desde os cuidados internos aos externos, como os cuidados estéticos ou a companhia nos bons momentos. Abaixo, listamos seis benefícios do café (desde que consumido com moderação) para inspirar você a incorporar essa bebida à sua rotina:

• Ajuda o cérebro a trabalhar mais rápido graças às suas características psicoativas

• Ajuda a aumentar o metabolismo

• Contribui para a liberação de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar

• Melhora o desempenho ao realizar exercícios físicos

• Previne o aparecimento da doença de Alzheimer e outras doenças degenerativas

• É muito versátil e pode ser incorporado em diversas receitas.

Deve-se notar que a melhor maneira de consumir o café é coado. Evite fervê-lo, pois a maioria das substâncias benéficas do grão podem sofrer alterações na hora do preparo. E, lembre-se, consuma sempre cereais selecionados e apenas nas doses diárias recomendadas, pois o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *